Temporalidade: Kairós & Chronos


Olá, queridos(as)! Como vocês estão?

Hoje conversaremos sobre uma característica muito importante para a compreensão da existência humana, a temporalidade.

Esta faculdade não é estática, portanto permite-nos transitar no passado, no presente e no futuro, sem impedimentos. 

A forma e a qualidade de como vivenciamos esta natureza corresponde ao nosso modo de ser. Por exemplo: Uma pessoa que vive grande parte do seu tempo (Chronos) relembrando e revivendo situações do passado, possui grande possibilidade de não conseguir lidar com o presente de forma adequada. O mesmo poderá ocorrer no caso de pessoas que investem seu tempo (Chronos) demasiadamente no futuro. 

De fato, nos relacionamos com o presente a partir de situações que já foram vivenciadas. Do mesmo modo, estamos constantemente sendo lançados em direção ao futuro, ao sonhos e objetivos, ocasionando, portanto, outra forma de lidar com o presente, afinal, precisamos iniciar hoje o projeto para amanhã. Assim sendo, passado e futuro tornam-se presentes com frequência.  

Desta forma, por se tratar de uma questão fluida, não podemos correr o risco de nos apegarmos somente em um componente da temporalidade senão, estaremos propensos a desenvolvermos depressão ou ansiedade patológica.

Precisaremos fazer às pazes com o nosso passado, se for o caso, visto que faz parte da nossa história,  constitui nossa biografia. Não há nada de errado nele, a forma como  foi construído diz respeito às condições que tínhamos na época. Provavelmente, há coisas que não repetiríamos, contudo, é necessário reconhecer que possuímos uma visão diferente neste momento. 
Da mesma forma, é indispensável aceitarmos a incerteza do futuro.

O modo mais saudável de vivenciar esta estrutura, situa-se na compreensão de que, não há como mudar o passado e, mesmo que façamos todos os esforços do mundo para que algo seja realizado, há a possibilidade disso não ocorrer. Além disso, precisamos reconhecer que o único momento no qual é possível realizar alguma ação, este momento é o presente, aqui agora.

Assim sendo, convido vocês para que possamos desfrutar do tempo oportuno que temos neste instante, o Kairós. Ele é o tempo certo, através do qual, surge inúmeras possibilidades. 

Com amor, Evy.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SER COM OS OUTROS

Neurose- Transtornos Hipocondríacos e Somatizações