Há incontáveis formas de Ser!


Hoje é o dia Internacional da Síndrome de Down e, pensando um pouco sobre esse Universo, fez muito sentido a noção de que, mesmo sendo um, podemos ser vários e, mesmo sendo vários, somos completamente diferentes uns dos outros. 
Por exemplo: Sou a Evelyn estudante, a Evelyn esposa, a Evelyn filha, a Evelyn irmã, a Evelyn amiga e por aí vai... É assim com você também não é?! Cada "função" exige que sejamos de uma forma. Tal exigência não nos torna fingidos, pelo contrário, constitui o nosso modo de ser. 
À medida que vamos crescendo, somos podados (às vezes pelos outros, às vezes por nós mesmos!) em nossas diversas formas de expressão. Passamos a acreditar que precisamos ser sempre o mesmo, agir sempre da mesma forma. Um exemplo disso é quando dizemos para alguém que está passando por um momento doloroso: "Não chore! Você foi sempre tão centrado, não é agora que vai desabar né?!" Talvez, sejamos incapazes de lidar com a ambiguidade e maleabilidade da vida. 
Queremos sempre ter tudo sob controle, estarmos seguros e, para isso, não podemos nos arriscar. 
Se quisermos viver de forma leve e criativa, precisaremos compreender que somos chamados a viver de uma forma mais própria, mais autêntica. Para isso, será necessário respeitar-se, estar atento às suas necessidades e sonhos. Se repararmos um pouco, certamente, algo que desejamos muito, inclui um certo risco para alcançá-lo, ou seja, precisaremos sair da nossa zona de conforto e agirmos de forma diferente! 
É nítido, a própria existência dá indícios de que há uma abundância de possibilidades de Ser. Precisamos apenas acolhê-las. 


Com amor, Evy.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SER COM OS OUTROS

Neurose- Transtornos Hipocondríacos e Somatizações

Temporalidade: Kairós & Chronos