O que significa Ser Normal?
No dia a dia, costumamos ouvir: "fulano não é normal" quando estão referindo-se a alguma pessoa que agiu de uma forma considerada inadequada, estranha, diferente, para àquela pessoa que está incomodada, ou para a sociedade, quando a afirmativa é compartilhada. Analisando este quadro conseguimos perceber que a cultura de cada região determina o que é considerado normal ou anormal portanto, o que é normal (compartilhado por um número significativo de pessoas) em uma localidade, não o é em outra. Neste contexto verificamos que a 'normalidade' é relativa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um indivíduo 'normal' é aquele que desfruta de um COMPLETO bem estar bio-psico-social, ou seja, se ele estiver saudável fisicamente (ausência até mesmo de um resfriado, atchim!), mentalmente e socialmente. Deste ponto de vista clínico, podemos compreender que é difícil, senão impossível, sermos 'normais' pois, geralmente, algo não está bem em nossas vidas. Quando não estamos resfriados, estamos ansiosos ou não sabendo lidar muito bem com as relações pessoais do cotidiano.
Podemos entender a normalidade inclusive, através da Fenomenologia-Existencial que considera-a como liberdade, isto é, um "modo de ser normal" é aquele no qual o sujeito dispõe livremente das possibilidades.
Apesar destas perspectivas compreenderem de modos específicos a normalidade, possuem um ponto convergente: a improbabilidade de sermos 'normais'. Isto pode parecer estranho a princípio, entretanto, reconhecer que não precisamos nos encaixar em padrões é libertador! Nos proporciona a oportunidade de nos aceitarmos e sermos mais próprios.
Viva à diversidade!
Com amor, Evy.
Comentários
Postar um comentário