Você é livre!


Você já deve ter escutado alguém dizer: "Agi de determinada forma porquê fulano me magoou!" Ou, "Só fiz isso porquê fui obrigado a fazer!" Talvez você mesmo tenha proferido alguma vez frases parecidas com essas.
Geralmente, tais afirmações aparecem com o intuito de nos justificar quando fazemos algo que consideramos errado. Atribuímos ao outro a culpa por termos agido de determinada forma.
Sem dúvida, o que o outro faz nos afeta de forma direta ou indireta. Contudo, somos livres para escolhermos se vamos reagir ou não, sendo que não reagir também é uma escolha. Da mesma forma, o que fazemos também tem influencia no outro.
Se quisermos viver de forma mais leve e tranquila precisamos ter clareza de que nossas escolhas é nossa responsabilidade, independente se houve algo que nos influenciou a agir de determinada forma. A medida que compreendemos tal responsabilidade agimos de forma mais madura, cautelosa, respeitando a existência do outro.
Ser livre inclui escolher e aceitar a responsabilidade pelas consequências das escolhas que fazemos, desta forma nos comprometemos com o nosso ser mais próprio.

Com amor, Evy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SER COM OS OUTROS

Neurose- Transtornos Hipocondríacos e Somatizações

Temporalidade: Kairós & Chronos