TENSÃO PRÉ MENSTRUAL



Olá queridas(os)!

Hoje teremos um papo voltado à famosa TPM e suas influências na saúde mental.

A tensão pré-menstrual é um transtorno comum que atinge cerca de 2 milhões de mulheres, por ano, na faixa etária entre 13 e 40 anos. Ela é causada pela movimentação dos hormônios reprodutores, aumento da progesterona e queda do estrogênio, durante o ciclo, portanto, ocorre antes da menstruação. 
Possui diversos sintomas, dentre eles podemos destacar irritabilidade, dor nas mamas, dor de cabeça, agressividade e até depressão
Caso os sintomas persistirem mesmo com a chegada da menstruação, devemos nos atentar pois, não não se tratará da TPM e sim de algum outro caso clínico ou psiquiátrico.

A saúde mental da mulher fica afetada principalmente devido ao nível de serotonina, a substância produzida no sistema nervoso central, responsável pela regulação do humor, do sono, do apetite, da sensibilidade e até das funções intelectuais. Na TPM, este hormônio sofre uma queda em sua produção, gerando sentimentos e comportamentos atípicos.

Outro fator que devemos considerar é que, quando a mulher possui algum transtorno psiquiátrico como a depressão, a ansiedade, a bipolaridade, entre outros, há a possibilidade de ser agravado com a TPM, estabelecendo um quadro grave. Neste caso, é essencial acompanhamento psiquiátrico e/ou psicológico.

Precisamos desenvolver a habilidade de estarmos presentes para reconhecer o que acontece com o nosso organismo, quais são os sintomas que ocorrem durante a TPM, considerando que cada mulher sofre de uma forma. Reconhecê-los é o primeiro passo para que, posteriormente, surja a possibilidade de aprender a lidar com eles, partindo da ideia de que é um ciclo natural do nosso corpo. 

De fato, a TPM é um transtorno que gera muita tensão apenas pelo simples fato de existir, além dos sintomas, contudo, durante este percurso de autoconhecimento, é imprescindível que sejamos gentis e tenhamos paciência com nós mesmas pois, precisaremos reverter toda ideia negativa que tenhamos sobre esta crise. 

Desta forma, convido-as a acolherem a TPM e a olharem para ela com mais carinho, afinal faz parte do nosso ser mulher. 

Em suma, o autoconhecimento é o caminho para desenvolver o equilíbrio, mesmo neste período.

Com amor, Evy.



  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SER COM OS OUTROS

Neurose- Transtornos Hipocondríacos e Somatizações

Temporalidade: Kairós & Chronos