Você Tem Estabelecido Conexões Humanas?
Olá querido (a)! Como você está?
Nosso papo de hoje é sobre a influência da tecnologia em nossas vidas.
Segundo dados do IBGE, o ano de 2016 fechou com cerca de 116 milhões de brasileiros utilizando a internet. Hoje, 3 anos após esta pesquisa, estima-se que há aproximadamente 420 milhões de aparelhos digitais ativos, entre smartphones, tablets, notebooks e computadores, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (SP).
Esses dados são ainda mais impressionantes quando comparados à população do país: em torno de 210 milhões de habitantes, uma média de dois dispositivos tecnológicos por habitante. Claro que há pessoas que possuem mais de dois aparelhos digitais, enquanto outras não possuem nenhum.
Diante destes fatos, gostaria que aprofundássemos mais um pouco. Como fica a saúde mental desta população que vive a era da tecnologia?
Sem dúvidas, possuir um aparelho com acesso à internet facilitou muito a vida de todos nós, adquirimos conhecimento em apenas dois cliques! Esse era o sonho de muitas pessoas há 31 anos, quando a internet estava nascendo aqui no Brasil.
Por outro lado, a facilidade em obter ajuda e conhecimento através da relação com um celular, afetou a nossa habilidade em estabelecer conexões humanas. É muito mais rápido, fácil e prático mandar uma mensagem no whatsapp do que fazer uma ligação.
É menos "trabalhoso", demanda uma energia bem menor este contato virtual, entretanto, os prejuízos podem ser irreversíveis.
Pesquisas apontam que, se o aparelho celular for utilizado por mais de 30 minutos todos os dias por 10 anos, há muitas chances de desenvolver um câncer no cérebro, por exemplo.
Podemos pensar que esta é apenas uma possibilidade a longo prazo, mas e as habilidades perdidas à cada momento que optamos por utilizar a tecnologia? Podemos citar:
- Perda do contato visual;
- Dificuldade em iniciar um diálogo, bem como mantê-lo;
- Dificuldade em expressar emoções;
- Perda do contato corporal;
- Dificuldade em construir um texto escrito à mão;
- Distanciamento nas relações afetivas.
Diante desta realidade emergente e que demanda cuidado urgente, estarei realizando hoje (17/09) às 14h30 uma roda de conversa, aberta a comunidade de Alumínio/SP, com o tema: "Na era de tecnologia, é importante mantermos conexões humanas", com o intuito de transmitir a necessidade de voltarmos nosso olhar para o que realmente é valioso: o contato humano. Além disso, refletiremos sobre alternativas criativas para criar e manter conexões com nossos familiares, amigos e conhecidos.
Será um prazer tê-lo conosco!
Com amor, Evy.
Comentários
Postar um comentário