Quando Algo Já Não Faz Sentido: Ressignifique!
Há momentos em que nos sentimos desconfortáveis e, seja por qual motivo for, precisamos nos atentar ao que está acontecendo. Ao contrário do que costumamos acreditar, não precisamos aguentar tudo.
Para que possamos viver plenamente, aprendendo e nos desenvolvendo de forma saudável, precisamos atribuir significado às coisas ao nosso redor. Isto é, precisamos dar um sentido a tudo o que faz parte da nossa vida.
Por exemplo, estou escrevendo este texto, ok, mas, para quê? Veja bem, para quê é diferente de porquê. O porquê justifica minha ação. Estou escrevendo esse texto porquê é sobre isso que tenho pensado ultimamente. Mas, isso traduz apenas uma ação e não o que ela significa.
Estou escrevendo este texto para quê eu possa organizar melhor minhas ideias. Para quê eu possa me expressar através de uma das formas que mais me agrada, escrevendo.
Não se trata apenas de mudança de palavras mas, de compreender a verdadeira função dela.
Atribuímos significados a todo momento, não precisamos fazer muito esforço e, na maioria deles, os significados já vêm prontos como por exemplo, o significado de um copo, de uma cadeira ou de uma caneta.
Mas, quando percebemos que estamos incomodados com a forma como algo está sendo interpretado ou utilizado, devemos ressignificar, ou seja, dar-lhe um novo significado, diferente do anterior. Isso sim é mais complicado pois, envolve algumas questões como: depender unicamente da nossa própria vontade, determinação e criatividade.
Enquanto não passarmos pelo processo de ressignificação, continuaremos descontentes, incomodados e acomodados. As coisas não farão sentido.
Portanto, reconhecer a insatisfação é o primeiro passo. Posteriormente, será necessário muita reflexão e autoconhecimento para poder dar um novo significado, mais autêntico, que nos aproxime da nossa essência.
Esse processo requer coragem, assim como para tudo o que se refere ao cuidado com a saúde mental. E, como sabemos, a coragem pode ser plantada e cultivada.
Permita-se viver uma vida que faça sentido para você! Cuide-se!
Com amor, Evy.
Comentários
Postar um comentário