A vivência temporal e a Saúde Mental
Funciona mais ou menos assim: Ao viver a maior parte do tempo frustados por uma perda (concreta ou simbólica), podemos desenvolver sintomas depressivos, que incluem humor deprimido e desânimo.
Quando passamos muito tempo planejando, estabelecendo metas e objetivos, podemos ficar angustiados pela expectativa do que virá, tornando-se hiper vigilantes e ansiosos.
Para desenvolvermos uma saúde mental, precisamos aceitar que alternaremos entre passado-presente-futuro, que essa é nossa condição natural. Em outras palavras, se queremos ter saúde mental, não devemos nos fixar somente em um determinado momento de nossas vidas.
Para que isso ocorra, precisamos aprender novos comportamentos e para tal, será necessário estarmos conscientes do impulso de atuar de alguma forma sobre o ambiente, bem como da própria atuação.
É importante destacar que a vivência da temporalidade, bem como o cuidado com a saúde mental, é individual e além disso, experimentar a alternância do tempo leva-nos a desenvolver um sentido de vida.
O que está esperando? Cuide-se!
*Créditos da Imagem: @martamartins.mob <3
Comentários
Postar um comentário